Esse foi o 14º transplante de múltiplos órgãos em Patos de Minas em 2012.
O ano de 2013 vai começar de forma diferente para cinco pessoas que aguardam na fila por um transplante de órgãos. Elas foram contempladas pela generosidade de uma família de Rio Paranaíba que, mesmo diante da dor da perda, decidiram doar os órgãos de um jovem de 18 anos que teve morte cerebral.

Leonardo Henrique Rocha, de 18 anos, foi atropelado no final de semana na cidade de Rio Paranaíba e teve ferimentos graves. Ele foi encaminhado para Patos de Minas, mas os esforços não foram suficientes para salvar a vida do rapaz. No dia de Natal os médicos constaram que o jovem teve morte cerebral.

A família decidiu doar os órgãos. Técnicos do MG Transplante passaram o dia em Patos de Minas retirando córneas, rins e fígado. Cinco órgãos que vão tirar da fila pacientes que aguardam há anos por transplante. A cirurgia vai dar vida para quem vive no escuro e para quem passa horas nas sessões de hemodiálise.

Esse foi o 14º transplante de múltiplos órgãos em Patos de Minas em 2012. Um número bastante comemorado pela equipe do MG Transplante. “Isso significa que 70 pessoas saíram da fila de espera por transplante de órgãos”, lembra Martius Cambraia, técnico de nucleação do MG Transplante.

O coordenador do órgão na região, o médico Thompsom Palma também ressaltou a generosidade das famílias de Patos de Minas e da região com o próximo. Ele lembrou que todos os hospitais da cidade realizaram coleta de múltiplos órgãos este ano e destacou que a cidade precisa começar a realizar aqui mesmo os transplantes.

Autor: Maurício Rocha