O prefeito Luís Eduardo Falcão cumpre agenda esta semana em Belo Horizonte. Nessa quarta-feira (23), ele se reuniu com o secretário de estado da saúde, Fábio Baccheretti, em busca de alternativas para evitar um colapso na saúde em Patos de Minas. Hoje de manhã, o encontro na capital mineira foi com o diretor-geral da ARSAE, Antonio Claret, para discutir a situação da Copasa.

A maior urgência no momento é buscar uma solução para a saúde. O anúncio do fechamento do Hospital São Lucas significa uma redução de 150 leitos pelo SUS, sendo 90 leitos clínicos, 40 leitos de UTI adulto e 20 leitos de UTI Neonatal. Para piorar a situação, o Hospital Regional Antônio Dias está superlotado e com uma fila de cerca de 80 pacientes na região aguardando vagas para fazer cirurgia.

O prefeito Luís Eduardo Falcão e a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, tranquilizaram a população, afirmando que o município vai contratar leitos na rede particular para atender a população. Além disso, o Hospital de Campanha será adequado para começar a receber pacientes, o que pode ser o início da transformação do espaço em Hospital Municipal.

A situação preocupa também os prefeitos das cidades da região, uma vez que Patos de Minas é referência para 33 municípios. Uma reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (28) na sede da Superintendência Regional de Saúde com a presença dos prefeitos, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Ministério Público e órgãos de saúde. A intenção é unir esforços para garantir atendimentos em saúde para a população.