O prefeito Luís Eduardo Falcão se posicionou contrário à concessão da BR 365 da forma como está sendo proposta pelo Governo de Minas. A fala do chefe do executivo patense e atual presidente da Associação Mineira de Municípios ocorreu no final da tarde dessa segunda-feira (17) durante audiência pública realizada na cidade de Guimarânia. Não há previsão de audiência em Patos de Minas.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), tem apostado todas as fichas no projeto de concessão do lote Rodoviário Noroeste. São 767 quilômetros de extensão, que incluem trechos das rodovias BR-365, BR-146, BR-251, CMG-496, MG-408 e MG-181, ligando importantes corredores logísticos e produtivos do estado.

Os motoristas de Patos de Minas serão bastante impactados com a instalação de praças de pedágio na BR-365 e na BR-146. Ainda não há aprovação do Governo Federal para a concessão dessas rodovias, mas a Secretaria de Infraestrutura segue fazendo consulta e audiências públicas.

Se for aprovado como o proposto pelo Governo de Minas, a BR 365 vai ganhar mais 9 praças de pedágio, sendo uma entre os municípios de Guimarânia e Patrocínio e outra entre Patos de Minas e Lagoa Formosa, bem próximo ao perímetro urbano e uma terceira entre Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté. O preço inicial do pedágio é de R$ 9,97, podendo sofrer reduções para mais de uma passagem ao longo do mês. A cobrança começa já no primeiro ano de vigência do contrato.

O projeto de concessão recebeu diversos questionamentos. O prefeito de São Gonçalo do Abaeté, Fabiano Lucas, reclamou da quantidade de pedágios que serão cobrados dos motoristas da região. O vereador José Luiz chamou a audiência de “palhaçada” e questionou o modelo usado na concessão do trecho da BR 365 entre Patrocínio e Uberlândia que, segundo ele, sacrificou os motoristas sem trazer as melhorias esperadas.

A deputada estadual, Ludmila Falcão, foi na mesma direção. Ela disse que o processo de concessão neste trecho não pode cometer os mesmos erros do passado. “Muitas coisas ainda precisam ser discutidas. Duas audiências públicas são muito poucas pra gente discutir o que é necessário”, concluiu.

O prefeito Luís Eduardo Falcão também se posicionou contrário. Ele lembrou que o projeto de duplicação da BR 365, entre Patos de Minas e Patrocínio já está pronto e só não foi incluído no PAC do Governo Federal porque o Governo do Estado fez novas exigências e atrasou o processo. O diretor do DNIT em Patos de Minas, Tiago Moreira, confirmou que o projeto de duplicação da rodovia está pronto.

A pretensão do Governo de Minas é que o edital de concessão do Lote Noroeste de Rodovias seja publicado no próximo mês e que o leilão ocorra já em março do ano que vem para que a concessão possa ocorrer ainda em 2026.