Homens do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas passaram a tarde e início da noite desta sexta-feira (23) tentando controlar um incêndio que atingiu a região de Capão das Canoas, entre Patos de Minas e Lagoa Formosa. As chamas já destruíram cerca de 300 hectares de vegetação, entre pastagens, lavouras e matas nativas.
O trabalho de combate as chamas nesta tarde foi realizado com uso de reservatórios de água em viaturas 4x4, ferramentas manuais, mochilas costais e equipamentos sopradores, além de emprego de maquinário para aceiro. As ações visaram principalmente proteger animais e edificações, além de plantações em áreas de risco de propagação das chamas.
O incêndio teria se iniciado, segundo informações de terceiros, após descarga da rede elétrica sobre a vegetação. Com o tempo seco desta época, as chamas rapidamente se propagaram para as propriedades rurais.
O Corpo de Bombeiros estima que os diversos focos de incêndio existentes deixaram um rastro de destruição. O combate às chamas durou até por volta de 19 horas e serão continuadas com empenho de equipes de amanhã, para término do combate e rescaldo em áreas prioritárias, bem como confirmação da área total queimada.
O Corpo de Bombeiros ressalta que a região de Patos de Minas está passando por um período de elevação da temperatura em nível superior a média e redução crítica da umidade relativa do ar. Esses fatores combinados com a intensidade dos ventos nesse período favorece a rápida propagação dos incêndios, aumentando o risco à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.
A recomendação é para que as pessoas não usem fogo para limpeza de pasto, de faixa de domínio ou de sujeira no quintal.Ao presenciar incêndio ligue 193 e forneça a localização exata para rápida resposta do Corpo de Bombeiros.