Está aberta ao público até esta quinta-feira (30), a Exposição “O Espírito das Leis”. A mostra foi aberta na segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Patos de Minas, com a presença de duas turmas do 7º ano da Escola Estadual Professor Zama Maciel. Eles foram recebidos pelo presidente do Legislativo Patense, Amarildo Ferreira, que apresentou o Plenário aos estudantes e falou sobre a importância das leis e do Poder Legislativo Municipal, sobretudo do futuro, quando eles serão os representantes.

O aluno João Paulo Moreira Silva sentiu a responsabilidade ao experimentar a cadeira do presidente. Só não fez o discurso, segundo ele, por não ter tido tempo para prepará-lo. “Cada Lei tem um objetivo e todas são indispensáveis para a organização da sociedade”, finaliza João Paulo.

A exposição “O espírito das Leis” faz parte da VII Semana de Patrimônio Cultural, realizada pela Prefeitura Municipal, este ano, com alguns eventos em parceria com a Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo. As atividades fazem parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, organizada pela Secretaria Estadual de Cultura.

De acordo com o Diretor da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural, Alex de Castro Borges, a exposição foi inspirada no livro de Montesquieu “O Espírito das Leis”. “Fizemos um apanhado histórico que começa desde a antiguidade, as leis, enquanto estabelecimentos divinos, até os dias de hoje, passando pela Constituição Federal para atingir públicos diversos para se entender a importância das leis na formação da sociedade contemporânea. Também aspectos curiosos da legislação que mostram como que era a sociedade há tempos atrás e como vem evoluindo ao longo do tempo. A Lei como, documento patrimonial, conta vários aspectos interessantes da história de nossa cidade.

A exposição estará na Câmara Municipal até o dia 30 de setembro de 2010 e, posteriormente, será levada até escolas, bairros e feiras culturais para que mais pessoas tenham acesso às informações divulgadas.