Criando campanhas com apelo social, a Cemil (Cooperativa Central Mineira de Laticínios) vem mostrando o caminho da responsabilidade social, beneficiando pessoas de várias partes do Brasil.


No dia 30 de abril, a empresa doou 1.000 litros de leite para a APAE de Patos de Minas, mais uma entidade beneficiada com a promoção "Beba Solidariedade. Beba Saúde. Beba Cemil.", uma iniciativa da Cemil, em parceria com a TV Paranaíba, de Uberlândia (afiliada da Record). A entrega foi feita no dia 30 de abril, no ginásio da instituição. Aproximadamente 180 alunos da escola fizeram uma grande festa, ao som da fanfarra, para recepcionar as equipes da Cemil e do programa Balanço Geral.

A presidente da APAE, sra. Glayde Lima Verde, recebeu a doação das mãos do apresentador do programa, Marcos Maracanã, que representou muito bem a Cemil. "Ficamos extremamente felizes com mais esta contribuição da Cemil, que sempre nos beneficia com algum tipo de doação. Sempre que promovemos um evento, a empresa nos presenteia, seja com a distribuição de alimentos, seja nos cedendo mesas e cadeiras, etc.", afirmou a presidente. Na ocasião, a Cemil distribuiu às pessoas presentes, shakes de morango e chocolate, e alguns mascotes de pelúcia.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas atende, hoje, aproximadamente 620 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais, desenvolvendo um trabalho de reabilitação clínica, educacional, profissional e de acompanhamento familiar. Além disso, a entidade capacita e encaminha alunos para o mercado de trabalho contando, atualmente, com 54 alunos incluídos, sendo 39 com carteira assinada e 15, como estagiários, em 21 empresas parceiras. Segundo a presidente da instituição, dois dos alunos trabalham na Cemil.


Sobre a campanha "Beba Solidariedade. Beba Saúde. Beba Cemil.":
A primeira entidade a ser beneficiada com a promoção da Cemil, em parceria com a TV Paranaíba, foi o Lar Maria de Nazaré, de Uberlândia, no dia 31 de março. A instituição acolhe crianças abandonadas, a maioria, bebês, e vítimas de violência. Ainda falta uma instituição para ser agraciada com as doações.

A Record Minas, de Belo Horizonte, também é parceira da promoção e já contemplou a Leuceminas (Associação dos Leucêmicos de Minas Gerais), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica ao trabalho de dar assistência aos portadores de leucemia, vindos de todo o país, a maioria crianças. A entrega dos 1.000 litros de leite foi feita no dia 22/04, na capital mineira. Mais cinco instituições ainda serão beneficiadas com esta ação de solidariedade.

A escolha das instituições está a cargo da produção dos programas Balanço Geral, veiculado pelas duas emissoras. O quesito avaliado é a história mais interessante, da entidade beneficente, contada por telespectadores que enviarem cartas ou e-mails aos seguintes endereços:

Cartas para TV Paranaíba:
Promoção "Beba Solidariedade. Beba Saúde. Beba Cemil.".
Av. Professor José Inácio de Souza, 2.710, Jardim Umuarama - Uberlândia - MG.
E-mail: balancogeral@tvparanaiba.com.br

Cartas para Rede Record:
Promoção "Beba Solidariedade. Beba Saúde. Beba Cemil.".
Av. do Contorno, 1545, Floresta - Belo Horizonte - MG.
E-mail: criveros@recordminas.com.br

A expectativa da Cemil é que a campanha se torne cada dia maior e que motive mais empresas a fazer o mesmo: solidariedade.


Sobre as ações de responsabilidade social da Cemil:

Já faz anos que a responsabilidade social faz parte do trabalho da Cemil. Prova disso é o grande número de pessoas que a empresa tem beneficiado. Um exemplo foi a significativa ajuda aos desabrigados de Santa Catarina, atingidos pelas enchentes. A Cemil realizou a doação de 12 mil litros de leite, além de ter cedido três carretas, da frota da empresa, para o transporte. Também prestou ajuda às 90 famílias desamparadas, em Itacarambi, cidade do norte de Minas Gerais, atingida por um terremoto.

Em Patos de Minas, vem honrando compromisso com o Lions, o Rotary, a Casa das Meninas, o Amparo Maternal e o Dispensário São Vicente de Paula: três mil litros de leite são doados, mensalmente, para estas instituições.

A empresa também beneficia os filhos dos cooperados com bolsas de estudo, incentivando a educação, em todos os níveis: do curso técnico ao doutorado.