Foi lançado na manhã desta terça-feira (2), o Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade de Patos de Minas. As ações serão tomadas com base em um estudo feito no município sobre a Segurança Pública. O Patos Hoje destaca alguns números dessa pesquisa. Leia o diagnóstico.
O diagnóstico no município foi feito com base em dados do Sistema REDs e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP). Os números levaram em conta os anos de 2018 a 2022.
- Dos 29.128 crimes, registrados no município, Furtos foi o que teve a predominância representando 43,8%(12.765), seguido por ameaça e lesão corporal com 33,2% (9.675).
- Dos 12.765 casos de furtos no município, a maioria aconteceu no Centro (1.800), seguidos do Cristo Redentor (834) e Não Informado (821). A maior quantidade foi cometida de 6h às 18h de segunda-feira, sendo que residências foram os locais mais registrados. Pessoas do sexo masculino, são as que mais praticaram (90%) e também maioria das vítimas (60%).
- Dos 9.675 casos de ameaça e lesão corporal, a maioria aconteceu no Centro (636), seguido do Cristo Redentor (425) e Jardim Quebec (360). A maioria aconteceu das 18h às 23h59, de sábado e domingo. Na maioria dos casos, 60% são contra pessoas do sexo feminino sendo 78% praticadas pelo sexo masculino.
- Sobre o crime de homicídio, foram analisados os 193 casos registrados. O bairro Jardim Quebec e Não especificado aparecem em primeiro lugar em casos registrados, com 13 no total. Seguido por Nossa Senhora Aparecida (12) e Cristo Redentor (11). Em 54% dos casos envolveram armas de fogo. A maioria dos homicídios no município aconteceram aos domingos das 18h às 23h59. Pessoas do sexo masculino são a maioria das vítimas (81%) e a maioria dos autores também (91%).
Esses são alguns dos números apontados pelo diagnóstico feito no município. O estudo ainda detalha: Crimes violentos (Estupro e estupro de vulnerável, Vias de fato e agressão, Roubo e Homicídio), Crimes específicos (Abandono de incapaz e maus tratos, Posse e porte ilegal de arma de fogo, Tráfico de drogas, Uso e consumo de drogas), Violência doméstica e familiar contra a mulher e feminicídio (Violência doméstica ou familiar e Feminicídio), Injúria racial, informações sobre o sistema socioeducativo (adolescentes que cometeram ato infracional em Patos de Minas e cumpriam medida de internação) e do sistema prisional (População egressa do sistema prisional).
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]