As atividades do projeto Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados, começaram nesta segunda (26). São 78 estudantes de todas as unidades da federação, sendo três de Patos de Minas. Ao longo de toda a semana, eles vão simular a atuação dos deputados federais, com análise e aprovação de proposições em comissões e no plenário.

O projeto está em sua 8ª edição e foi divulgado no Alto Paranaíba pelo deputado federal José Humberto (PHS-MG). Para que fossem selecionados, os estudantes elaboraram projetos de lei que foram pré-selecionadas pelas secretárias de estado de Educação e, depois, selecionadas pela comissão do PJB na Câmara Federal.

A programação, que só termina na sexta-feira (30), conta com palestras, painéis, oficinas e visitações guiadas. Os patenses Júlia Camargos, Lázaro Rodrigues e Lucas Alves ainda vão disputar, entre os colegas, vagas para a mesa diretora do Parlamento Jovem e lideranças em quatro comissões, semelhantes àquelas existentes no Parlamento.

Nesta segunda, eles assistiram a três importantes palestras, entre elas, “O processo legislativo – analisando o projeto de lei na prática”, que foi ministrada por Miguel Gerônimo Netto. Nesta, os deputados jovens aprenderam sobre como funciona a tramitação das proposições, o tempo de análise e votação das medidas provisórias, o que são relatorias e qual o papel dos parlamentares.

No mesmo dia, foram formadas as chapas que vão concorrer à mesa diretora, cujo presidente terá a função de nomear os presidentes das comissões de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Os 78 projetos serão analisados nestas comissões, conforme o assunto, e votados. Se passarem, podem ou não ir para a votação do Plenário, que acontece na sexta.

Júlia Camargos, da Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz, entrou no espírito do Parlamento Jovem e sabe que, para que seu projeto seja aprovado, terá que defendê-lo com todo o fervor. “As discussões estão sendo produtivas, apesar de alguns conflitos que já surgiram e isto representa uma democracia”, ponderou.

O aluno da Escola Estadual João Barbosa Porto (Distrito de Bom Sucesso), Lucas Reis, está pronto para contribuir com os colegas da bancada mineira. “A gente está torcendo muito para que a chapa em que Minas Gerais está incluída vença”, disse, se referindo à eleição da mesa diretora, que será realizada nesta terça-feira (27).

Para Lázaro Rodrigues, que representa a Escola Estadual Zama Maciel, esta é uma oportunidade única para conhecer a política e seus desdobramentos no cotidiano de Patos de Minas e região. “A política do nosso país precisa ser resgatada. Este projeto faz isso. Faz este resgate. Com a aproximação do jovem com aquilo que é realizado em prol da sociedade. É muito fácil dizer que política que a política não é boa. Mas, aqui, vemos que é difícil fazer política. É uma oportunidade que poucos têm”, disse.

Autor: Marihá Garcia - Assessora de impresa do Dep. José Humberto Soares