Equipe formada por estudantes do curso técnico em Eletrotécnica, integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Patos de Minas, foi a grande vencedora da etapa estadual do Desafio Liga Jovem, na categoria Ensino Profissional. Considerada a maior competição de empreendedorismo tecnológico escolar do Brasil, o Desafio é uma realização do Sebrae e do Instituto Ideias do Futuro, para incentivar a cultura empreendedora e o protagonismo dos estudantes e professores.

Composta pelos estudantes Edimarcos Magalhães Ferreira; Arthur Dornelas Duarte; Daniel Guerra Nazar; Débora Barbosa Tarifa; e Geovanna Reis Silva, com orientação do professor Carlos Paula Lemos, a equipe criou o projeto Celeiro, um sistema multiplataforma de divulgação e locação de equipamentos agrícolas e prestação de serviços, auxiliando os produtores rurais nos processos de produção.

De acordo com Edimarcos Magalhães Ferreira, a ideia surgiu após uma conversa com seu pai, que é produtor rural. Segundo ele, há muitas dificuldades para contratar pessoas especializadas em serviços com máquinas agrícolas. “Desenvolvemos um site em que proprietários de máquinas, ou aqueles que prestam serviços com estes equipamentos, possam anunciá-los ou disponibilizá-los para aluguel”, explica.

Na prática, os anunciantes precisam aderir a um plano para anunciar no site os seus serviços e/ou equipamentos. Já os usuários finais (produtores rurais) podem aderir a planos personalizados para acessar o portfólio das empresas parceiras. “Ficamos muito felizes com a nossa conquista, reconhecemos o quão forte e importante é a cultura do empreendedorismo em nosso instituto. Com isso, esperamos crescer como empresa, além de garantir novas experiências e conhecimentos nas próximas etapas do desafio”, afirma o estudante.

Sobre o Desafio

O Desafio Liga Jovem propõe que os estudantes apresentem projetos com soluções inovadoras para problemas reais das suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia. São quatro categorias: Imagina (Ensino Fundamental), Cria (Ensino Médio), Inspira (Ensino Profissional – Técnico) e Avança (Ensino Superior – Graduação ou Tecnológico).

“O desafio estimula os jovens a serem agentes transformadores de suas próprias realidades, e esse é o principal pilar da educação empreendedora. Fazer com que o estudante desenvolva competências essenciais e se torne protagonista da sua vida e da sua carreira”, destaca a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

Além da equipe de Patos de Minas, os outros representantes de Minas Gerais na etapa regional da disputa são:

Ensino Fundamental – Equipe Ariranha – Escola Municipal Coronel Américo Teixeira – Cachoeira da Prata

Ensino Superior – Equipe Sinapse – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Ibirité

Ensino Médio – Equipe Evee – Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Uberlândia

Próximas etapas

Os estudantes da Equipe Celeiro vão representar Minas Gerais na etapa regional da disputa, e irão competir com projetos de toda a região Sudeste. De setembro a outubro, os vencedores de cada estado vão apresentar seus projetos para uma nova banca de jurados, em formato on-line. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar da etapa final, presencialmente, além de um celular de última geração para cada estudante e professor orientador.

A grande final será realizada em novembro, em São Paulo. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar seus projetos pessoalmente, para uma banca de jurados especial. Entre as premiações, estão previstas a participação em uma missão internacional, notebooks, smartwatches e tablets de última geração.

As informações sobre o Desafio Liga Jovem se encontram no site: desafioligajovem.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas