Os trabalhos produzidos pelos crianças de sete anos impressionaram.

As tampas de garrafas pet serviram para fazer os braços e pernas do palhaço. A caixa de leite se transformou em balanço para as bonecas e as caixas de papelão serviram de inspiração para a construção de carrinhos e até de robôs. Os feitos são de crianças de apenas sete anos de idade, alunos da Escola Estadual Antônio Dias Maciel, a Escola Normal de Patos de Minas.

Os trabalhos produzidos pelos alunos foram apresentados na tarde dessa quinta-feira (11). Os próprios pais se surpreenderam com a capacidade dos filhos de transformar materiais que seriam jogados no lixo em brinquedos e enfeites para casa. A consciência da preservação ambiental apresentada pelos pequenos estudantes também surpreendeu.

Ao passar pelos alunos, os visitantes eram orientados sobre a forma correta de destinar o lixo de casa. Ao separar papel, vidro e plástico do lixo orgânico as pessoas estarão colaborando com o processo de reciclagem e com a redução da poluição ambiental.

Os trabalhos fazem parte da disciplina de ciências dos alunos do segundo ano. Ao orientar as crianças sobre a importância da preservação, a escola quis mostrar que muitos materiais que são despejados na natureza poderiam ser reaproveitados, gerando mais economia e menos poluição.

Autor: Maurício Rocha