Uma conquista para ser comemorada! O estudante de Paracatu Arthur Abrantes, de 25 anos, é o primeiro brasileiro negro a se formar na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, considerada uma das mais conceituadas instituições de ensino do planeta. Esta semana, ele foi notícia em alguns dos principais portais do país.

Arthur comemorou a conquista em suas redes sociais e dedicou o sucesso nos estudos ao pai Wariston Abrantes, que morreu em um acidente de carro em 2018, quando ele estava no segundo ano da graduação. “Ele era mecânico, começou a trabalhar muito cedo e só estudou até a quarta série. Acho que ele teria ficado muito orgulhoso de mim”, escreveu.

Arthur é estudante de escola pública e conta que só se interessou por uma carreira internacional após sua aprovação no IFTM. Dedicado nos estudos, aprendeu inglês sozinho e decidiu tentar uma vaga em uma universidade fora do país. Arthur conta que se inscreveu em 12 universidades americanas e foi aprovado em Harvard, Stanford e em outras cinco instituições de ensino americanas.

Arthur optou por Harvard, uma vez que além da aprovação, ele também conquistou uma bolsa de estudos com tudo pago, inclusive moradia, refeições e passagens aéreas para o Brasil. Mais de cinco anos depois, o estudante postou em suas redes sociais, as fotos recebendo o diploma em ciências da computação pelo Universidade de Harvard.

Arthur vai voltar ao Brasil, já com emprego garantido como programador em uma startup dos Estados Unidos, na área de engenharia de software. Em suas redes sociais, ele dá dicas para quem pretende ingressar em uma universidade americana. O primeiro passo, segundo ele, é se dedicar muito aos estudos.