O golpe do financiamento facilitado está fazendo muitas vítimas em todo o país. Em Patos de Minas, os telefones do Procon não param. São pessoas pedindo informações a respeito dos empréstimos facilitados e de vítimas que caíram na conversa dos estelionatários e acabaram perdendo muito dinheiro.

As financeiras fantasmas distribuem panfletos e chegam a fazer anúncios em jornais oferecendo empréstimo facilitado, a juros baixos, sem a exigência de comprovação de renda ou de fiador. Aqui, o cliente não tem dificuldade para aprovar o empréstimo, mas a liberação do dinheiro vem com a condicionante de que a pessoa deposite um determinado valor.

Desesperada em busca de dinheiro, a vítima chega a fazer empréstimos com amigos e familiares e acaba perdendo tudo. Depois de fazer o depósito, a pessoa não consegue mais contato com a financeira. De acordo com Rodrigo Mário da Fonseca, coordenador do Procon, esse tipo de golpe tem acontecido com muita frequência em Patos de Minas.

A recomendação do órgão é para que as pessoas desconfiem de propostas milagrosas e busquem informações sobre a financeira com quem está negociando. O mais importante, segundo Rodrigo, no entanto, é não fazer qualquer tipo de depósito, principalmente em conta bancária em nome de pessoa física.

De acordo com o coordenador do Procon, essa exigência de fazer depósito inicial para a aprovação de cadastro não existe. “Como pode uma pessoa que está precisando de dinheiro ter que fazer um depósito para receber um financiamento”, questiona Rodrigo. Em caso de dúvida, a pessoa deve ligar para o Procon no telefone (34) 3822 9794.