Os pais de alunos que pretendem estudar na Escola Estadual Professor Modesto voltaram para a fila na tarde dessa quita-feira (10). A disputa pelas vagas começou na terça-feira (08), seis dias antes do início das matrículas. Para evitar o desgaste pais e mães elaboraram uma espécie de lista de espera e voltaram para casa. Mas ontem eles descobriram que as senhas não têm validade para a Superintendência de Ensino e voltaram para porta da escola.

A nova fila do lado de fora da Escola Estadual Professor Modesto começou a se formar na parte da manhã. No final da tarde, mais de 150 pessoas já aguardavam na calçada. Teve gente que levou até barraca para suportar os dias de espera. Sombrinhas e guarda-chuvas ocupavam a calçada inteira e parte da rua. A disputa pelas vagas vai até a próxima segunda-feira (14), quando serão abertas as matrículas.

Para 2010, a Escola Estadual Professor Modesto vai disponibilizar 120 vagas para a série inicial. Como o número é insuficiente para a quantidade de pais que querem ver os filhos estudando no local, a saída é enfrentar a fila para chegar primeiro e garantir a matrícula, que será feita por ordem de chegada.


O retorno da fila de espera também trouxe de volta os vendedores de vagas. Tem muita gente no local aproveitando a disputa para garantir um ganho extra neste fim de ano. O preço médio por uma vaga na fila gira em torno de R$ 200,00 e eles não têm dificuldade para encontrar quem paga.

Os pais reclamam da situação, mas a superintende de ensino, Susie Pereira, disse que não pode fazer nada. “Fazer fila é um direito que as pessoas têm”, informou. De acordo com ela, a escola só pode interferir no problema quando as matrículas forem abertas.

A Superintendência de Ensino também garantiu que as escolas de Patos de Minas têm vagas suficientes para todas as crianças e que não há motivo para esta correria. São mais de 1700 vagas para um número de alunos que não ultrapassa 1400.