O Colégio Polivalente foi inaugurado em Patos de Minas em 1971.

A Escola Estadual Elza Carneiro Franco, o Polivalente, será fechada pelo Governo do Estado. A estrutura gigantesca localizada no bairro Santo Antônio deverá ser transferida para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, que em troca, passará a sua sede para a Superintendência Regional de Ensino. As negociações já foram feitas e falta apenas oficializar a troca.

O Colégio Polivalente foi inaugurado em Patos de Minas em 1971. A estrutura gigantesca, com mais de 25 mil metros quadrados, foi responsável pela formação de milhares de estudantes. Além do ensino regular, o diferencial do Polivalente eram os cursos profissionalizantes, como arte e artesanato, práticas agrícolas e técnicas industriais.

Com o passar dos anos, a Escola Polivalente passou a não atrair mais os estudantes por diferentes fatores, um deles a queda na taxa de natalidade, que reduziu o número de estudantes nas escolas. Segundo a ex-superitendente regional de ensino, Elizabeth Nascimento, cursos profissionalizantes foram criados para tentar manter a escola, mas a medida não foi suficiente.

Com o encerramento de três turmas do ensino técnico no meio deste ano, o Colégio Polivalente ficará apenas com 88 estudantes. No final do ano, com a formatura de mais uma turma, a escola ficaria com apenas 60 alunos, que podem perfeitamente serem abrigados em outras escolas, como o Santa Terezinha e Estadual.

Com  o fechamento do Colégio Polivalente, o prédio será repassado para o Colégio Tiradentes, que deverá ficar também com o mobiliário. Equipamentos de cozinha, como panelas e refrigeradores serão encaminhados para outras escolas públicas e os livros vão abastecer bibliotecas de escolas de presídios.

Além do Colégio Polivalente, outras duas escolas com baixa demanda na região da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas também serão fechadas pelo Governo do Estado.