A Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz, no Bairro Ipanema, está fazendo bonito dentro e fora do Brasil. Ela está classificada como finalista para disputar o Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa. Mais de 1700 instituições de cerca de 25 países concorreram ao prêmio e só duas brasileiras foram classificadas.

De acordo com a Professora, Mafalda Maria Vaz, a escola se inscreveu ao concurso com um trabalho que busca interligar alunos, direção, comunidade e professores através da internet. Para viabilizar o projeto, o blog da escola é a principal ferramenta. Ela contou que o trabalho visa também promover o acesso digital aos alunos, já que cerca de 40% deles são oriundos da zona rural e não possuem meios de acesso à rede.

Mafalda contou que dos mais de 1700 projetos inscritos foram classificados para a fase final apenas 73. Dessas, apenas duas são brasileiras e a escola patense é a única na categoria de inovação educativa através da internet. A professora e toda a comunidade escolar estão orgulhosos com o resultado já conquistado. A escolha final deve sair nos próximos dias.

Se a escola sair vencedora, ela conquistará vários prêmios, como computadores, roteadores e viagens para apresentar os projetos em outros países. O Grupo Telefônica é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 25 países, 312 milhões de acessos, 287 mil empregados e receitas de 62,8 bilhões de euros (2011). Os investimentos nos próximos anos no Brasil chegam à surpreendente cifra de R$ 24,3 bilhões.

Autor: Farley Rocha