As chuvas intensas que caíram sobre Patos de Minas nos últimos dias causaram estragos também no Cemitério Municipal de Santa Cruz. O terreno da parte de baixo sofreu grande abatimento e diversos túmulos foram afetados. Um deles chegou a se partir ao meio, deixando restos mortais à mostra.

Diversos construções no interior do cemitério foram afetadas pelo abatimento do terreno. Além dos túmulos danificados, os muros da parte de baixo também apresentam rachaduras e ameaçam desabar. Em alguns pontos, o abatimento chega a ser superior a 20 centímetros.


O túmulo da Família dos irmãos Rogério e Valdirene tumbou e ameaça desabar. A mãe e um irmão deles estão sepultados no local. Rogério disse que a direção do Cemitério convocou a família para que os parentes resolvam o problema. Ele afirma, no entanto, que na época da construção, a Prefeitura não permitiu que ele e o outro irmão, que são pedreiros, construíssem o jazigo. A família teve que pagar para que os funcionários do Cemitério fizessem a construção.

Rogério explica também que o problema no local é muito mais grave. O imóvel é bastante acidentado e a água das chuvas está infiltrando no solo e arrastando parte do terreno do Cemitério. Do lado debaixo é possível ver árvores caídas. Antes de fazer a reconstrução dos túmulos, o Cemitério terá que receber obras para estabilizar o terreno.


A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que equipes estiveram no Cemitério e avaliaram a situação para iniciar intervenções no local. Com relação ao túmulo partido ao meio, a Prefeitura informou que os restos mortais foram retirados e guardados em local próprio e seguro para evitar perdas, até que o jazigo seja recuperado.