Um grande enxame de abelhas assustou as pessoas que transitavam pela Rua Dona Luzia nessa segunda-feira (11). Segundo moradores, algumas pessoas chegaram a ser picadas pelas abelhas. Especialistas alertam que, em alguns casos, as picadas podem deixar as pessoas gravemente feridas ou até levar a óbito. Um apicultor esteve no local na manhã de hoje e fez a retirada das abelhas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe esteve na Rua Dona Luiza e chegou a isolar a área para que acidentes não acontecessem. Eles relataram que, as abelhas são de uma espécie que não se pode fazer extinção, mas sim remanejá-las para um lugar mais seguro tanto para elas quanto para as pessoas.

Para a maioria das pessoas, uma picada não causa mais do que dor, inchaço e vermelhidão ao redor da picada, o que é chamado reação local. Entretanto, uma pequena porcentagem de pessoas são alérgicas a picadas de insetos e sofrem uma reação muito mais grave e perigosa, chamada reação generalizada. Picadas nessas pessoas podem causar anafilaxia, que pode ser fatal.

Os principais sintomas de uma pessoa alérgica após uma picada são:

Uma sensação de mal-estar, formigamento e tontura.

Coceira generalizada e urticária

Inchaço dos lábios ou da língua

Dificuldade para respirar e sibilos

Perda de consciência e colapso

Segundo os especialistas no assunto, caso a pessoa seja picada por abelhas ou marimbondos e sentir algum desses sintomas, a recomendação é correr imediatamente para um hospital. Se você for picado e não sentir nenhum desses sintomas, basta retirar o ferrão, lavar com sabão e colocar uma compressa de água fria.

Na rua Dona Luiza, na manhã desta terça-feira (12), ainda havia algumas abelhas sobrevoando no local. Isso porque um apicultor esteve lá e realizou a retirada segura dos insetos eliminando assim qualquer risco para os transeuntes. O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos assim as pessoas liguem imediatamente para as autoridades e fiquem o mais longe possível do exame.