Enquanto em Patos de Minas, a construção do campus da UFU está paralisada esperando a definição de um terreno, a universidade anuncia sua expansão em Monte Carmelo, cidade que recebeu o benefício na mesma época. Dois novos cursos funcionarão naquela cidade já em 2015. Haverá também expansão do curso de Medicina em Uberlândia.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da UFU, o campus de Monte Carmelo terá, em 2015, os cursos de Geologia e Engenharia Florestal. A expansão visa criar um polo na área das engenharias voltadas para a terra e para as tecnologias na cidade de Monte Carmelo. Os novos cursos se integrarão ao campus que já oferece os cursos de Agronomia, Sistema de Informação e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Marisa Lomônaco, a criação de um “campus temático” não é só para a otimização e aproveitamento de espaços e instalações, como laboratórios. É também visando o impacto positivo que a instituição promoverá na região. “[O Campus] vai tornar a região um lugar de atração de estudos e pesquisas nessa área”, prevê Marisa Lomônaco.

Cada curso novo oferecerá 40 vagas semestrais. Além disso, haverá ampliação no número de vagas dos cursos já existentes no campus fora de sede. Agronomia terá um aumento de 10 vagas (de 30 para 40) e os outros dois passarão de 30 para 35 vagas. A partir de 2015 o Campus oferecerá 380 vagas anuais.

Para por em prática a expansão do Campus Monte Carmelo a UFU vai receber do Ministério da Educação 69 vagas de docentes e 75 de técnicos administrativos. Elas serão liberadas de forma escalonada. Para docentes serão 10 em 2013, 20 em 2014, 20 em 2015 e 19 em 2016. A liberação das vagas de técnicos administrativos ocorrerá entre 2014 e 2016, sendo 25 por ano.

Em Patos de Minas, a publicação do edital para a licitação que deve escolher o terreno para a construção do campus da UFU na cidade deve acontecer no início de janeiro. Com relação à chegada de novos cursos, nada foi anunciado pela universidade. A cidade conta com os cursos de Biotecnologia, Engenharia de alimentos e Engenharia de Eletrônica e Telecomunicação.

Medicina

A UFU também vai ampliar o número de vagas oferecidas no curso de Medicina. As atuais 80 vagas anuais passarão para 120 em 2016 (60 por semestre). O aumento, no entanto, terá início já em 2015, quando serão ofertadas 50 vagas por semestre no curso mais concorrido da Universidade. Em 2015, novos servidores serão contratados para o curso. Ingressarão na UFU mais 27 docentes 20 técnicos administrativos. O objetivo é “ajudar a compor o quadro de profissionais médicos para o Brasil”, afirma a pró-reitora.

Autor: Farley Rocha