Engenheiros e construtores participaram do encontro e expuseram os problemas enfrentados pela construção civil na cidade.
Uma Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal na tarde dessa terça-feira (26) pôs em discussão a Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação de Terrenos em Patos de Minas. Engenheiros e construtores participaram do encontro e expuseram os problemas enfrentados pela construção civil na cidade. Representantes da Assenge e do Sinduscon, no entanto, demonstraram preocupação com o crescimento desordenado.

O Código de Posturas e a Lei de Zoneamento é que estabelece os critérios para a construção de novos imóveis em Patos de Minas. São eles que determinam que tipo e que tamanho de construção pode ser feito em cada setor da cidade. As regras foram estabelecidas para garantir a melhor qualidade de vida da população.

Os construtores reclamam, no entanto, que o Código de Posturas, da forma como está, dificulta o desenvolvimento da construção civil em Patos de Minas. O setor cresce em ritmo acelerado e encontra dificuldades em determinados momentos. Por isso, novas leis são aprovadas constantemente pelos vereadores fazendo alterações na Lei de Zoneamento.

Para os representantes do Sindicato da Construção Civil e da Associação dos Engenheiros, presentes na audiência, as mudanças pontuais realizadas para atender conveniências são perigosas. Eles defendem a realização de estudos para analisar o impacto que a construção terá em determinada rua ou bairro, antes da aprovação.

Os representantes das duas entidades concordam que o Código de Posturas do município precisa de mudanças, mas defendem que estas mudanças sejam feitas de forma planejada, a partir de estudos bem elaborados, para não prejudicar a qualidade de vida da população.

Autor: Maurício Rocha