Na próxima sexta-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher e, este ano, a data marca a inauguração da Casa da Mulher de Patos de Minas. Resultado de esforços da administração municipal, a Casa da Mulher foi criada com o objetivo de reunir, no mesmo local, serviços de apoio, diminuindo o percurso a ser realizado entre os órgãos de atendimento e facilitando o acesso das mulheres que sofrem algum tipo de agressão.
Inaugurar a Casa da Mulher na data em que toda a sociedade está mobilizada quanto a questões relacionadas às mulheres reflete a preocupação da atual gestão em aprimorar o atendimento e a proteção dessa parcela da população que ainda tem muitos de seus direitos violados. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen de Sousa, a Casa da Mulher consolida uma série de ações que já são desenvolvidas em Patos de Minas em defesa das mulheres vítimas de violência.
O espaço estratégico integra serviços da rede de proteção, visando ao atendimento completo e humanizado das vítimas de violência doméstica. Além de atendimento social, psicológico, orientação jurídica e oferta de oficinas de arteterapia, atividades que já eram realizadas pelo Centro de Referência da Mulher, no local serão oferecidos quatro novos serviços:
-registro de boletim de ocorrência (exceto em casos de violência física com corpo de delito e/ou casos graves): serviço realizado por meio da Delegacia Virtual.
-Cadastro Único: inclusão ou atualização do CadÚnico de mulheres atendidas pela Casa da Mulher (que estejam de acordo com os critérios do cadastro) para viabilizar o acesso a programas, serviços e benefícios socioassistenciais.
-Promam 5.0: atendimento para oferta de serviços da política pública de trabalho e renda (para mulheres acompanhadas pela Casa da Mulher).
-Selo Empresa Amiga da Mulher: certificação de empresas que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos das mulheres, especialmente no que tange ao combate à violência doméstica.
De acordo com a coordenadora da Casa da Mulher de Patos de Minas, Raisa Noronha, levar para um mesmo ambiente todos esses serviços é uma medida que potencializará o atendimento realizado no município. "A mulher que é vítima de violência doméstica encontra-se muito fragilizada e, geralmente, não tem forças para percorrer o trajeto entre os órgãos de atendimento, deixando, então, de receber o auxílio necessário para superar a situação vivenciada", destacou Raisa.
A Casa da Mulher fica na rua Cinco de Maio, 129, 2º andar, Bairro Antônio Caixeta. O funcionamento será de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.