A asinatura do protocolo foi nessta quarta-feira.

A Terra Brasil assinou, nessa quarta-feira (02), protocolo de intenções de R$ 2,4 bilhões para extração de fosfato, potássio, titânio e terras raras nos municípios de Patos de Minas e Presidente Olegário, no Alto Paranaíba. A operação foi intermediada pelo Governo de Minas, por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Segmento agrícola terá acesso a insumos e fertilizantes a custos mais competitivos.

O projeto não é de hoje. Há mais de 4 anos, a empresa já havia feito uma apresentação da proposta de exploração de Fosfato da jazida localizada nos municípios de Presidente Olegário e Patos de Minas, jazida esta que é considerada uma das maiores do Brasil. Em 20 de maio de 2016, havia feito uma reunião com autoridades de Patos de Minas. Em seguida, no mesmo mês daquele ano, foi realizada uma reunião em Presidente Olegário. Em 22 de novembro do ano passado, aconteceu a primeira reunião de acionistas da empresa em um hotel de Patos de Minas.  O diretor executivo do Projeto Terra Brasil Fertilizantes, Eduardo Duarte, havia dito àquela época, em 2016, que o investimento seria de cerca de R$3,5 bilhões e que a extração seria de aproximadamente 1,5 bilhão de toneladas de minério.

A jazida está localizada na região da Cascata, próximo a Sertãozinho, na divisa de Presidente Olegário e Patos de Minas. No município de Presidente Olegário, está o equivalente a 60% da jazida, medindo aproximadamente 900 hectares. Os outros 40% se encontram no município de Patos de Minas.

O projeto, em fase final de análise pelos órgãos reguladores, prevê o início da implantação para janeiro de 2025 e o começo das operações para janeiro de 2027. “É importante acompanhar de perto cada investimento que chega em Minas Gerais. Essa diversificação da economia é fator importantíssimo para alavancar o desenvolvimento, fomentando cada vez mais a geração de emprego e renda”, reforça o governador Romeu Zema.

Inovação

A principal inovação proposta pela Terra Brasil está no desenvolvimento de uma rota de processo de beneficiamento mineral para a produção de fertilizantes específicos para culturas brasileiras. Esta rota terá objetivo de reduzir impactos ambientais, diminuir custos de processamento, aumentar a qualidade dos produtos, mitigar riscos e potencializar a rentabilidade da operação.

A jazida, que possui aproximadamente 1,6 mil hectares de área, é considerada a maior do estado e uma das maiores do país, com volume estimado em 2 bilhões/toneladas de minerais. “O investimento anunciado hoje é de extrema importância, pois atua na exploração de outros tipos de minerais que podem ser usados em diversas cadeias produtivas, como os fertilizantes. Hoje, o Brasil importa o produto. Com a produção em Minas, temos menos custo e mais competitividade”, destaca o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio.

Além dos municípios envolvidos serem beneficiados com aumento da arrecadação de recursos tributários, a estimativa é de que sejam gerados 250 empregos diretos e 1,3 mil indiretos. O segmento agrícola também terá acesso a insumos e fertilizantes a custos mais competitivos. Atualmente, cerca de 60% do mercado de fertilizantes utilizado no Brasil é importado.

Próximos passos

De acordo com o CEO da Terra Brasil, Eduardo Duarte, a companhia já concluiu diversas etapas estratégicas como a prospecção dos negócios e a avaliação geológica junto aos órgãos reguladores nacionais. Fases que já asseguram a certificação final da jazida.

Agora, a empresa está desenvolvendo as análises tecnológicas dos minerais: “Estamos voltados para a elaboração das rotas de processo visando à separação dos materiais estratégicos e economicamente viáveis. Contamos com laboratório próprio e de parceiros, com envolvimento de pelo menos 29 mestres e doutores no assunto”, afirma.

Como o carro chefe das operações serão os fertilizantes, o CEO também destacou o impacto positivo das atividades para importantes setores da economia brasileira. “Em relação ao agronegócio, estaremos bem posicionados para atender regiões estratégicas do segmento, oferecendo produtos de baixo custo e grande eficácia”, explica.

Apoio

O Indi acompanha e presta suporte ao projeto de expansão das atividades da Terra Brasil. O gerente para o segmento de mineração da agência, Henrique Tavares, ressaltou o caráter sustentável do projeto. Conforme Tavares, ao desenvolver e implantar novas tecnologias, a companhia está aproveitando o que, em outros tempos, seria considerado rejeito mineral. “Esse projeto auxilia, inclusive, na diversificação da pauta econômica do setor de mineração, com uma grande aposta em materiais estratégicos como terras raras e titânio, diminuindo assim a dependência econômica do Estado em relação ao minério de ferro”, observa.

Ainda de acordo com o gerente, o investimento deve fomentar a competitividade da indústria brasileira em outros segmentos, como o setor metalmecânico: “A empresa produzirá insumos essenciais para a inovação científica e pesquisa de novos produtos, com um potencial enorme a ser explorado. São vertentes importantes que se abrem em Minas Gerais”, conclui.

Terra Brasil Minerals

A Terra Brasil S.A é uma empresa que tem o objetivo de desenvolver projetos sustentáveis na área de mineração, que contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, gerando riquezas para seus acionistas e as comunidades onde está inserida.

Nossos principais acionistas possuem vasta experiência, trajetória empreendedora e inovadora na realização de negócios.  A estrutura societária da empresa é organizada e regida por um Acordo de Acionistas, no qual consta os direitos e deveres das múltiplas partes envolvidas.

A Terra Brasil é proprietária de uma das maiores jazidas de Fosfato, Titânio, Potássio e Terras Raras do Brasil. São mais de 2 bilhões de toneladas de kamafugito.  Para explorar esse grande Ativo Mineral, seguimos critérios rigorosos que atendem aos Princípios para Investimentos Responsáveis (PRI), órgão da ONU para questões de Sustentabilidade, Governança Corporativa e Ética.

Fonte: Agência Minas