O Governo Federal vai disponibilizar R$ 11 milhões para a conclusão das obras de construção do viaduto no Trevo da Pipoca e das melhorias no acesso a Patos de Minas. Depois que a emenda foi aprovada no congresso, garantindo os recursos, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, DNIT, deverá autorizar a retomada das obras ainda esta semana.

As obras no acesso a Patos de Minas estão orçadas em R$ 50 milhões de reais. A maior parte do serviço já foi feita. O que falta agora é a conclusão do Viaduto no Trevo da Pipoca e uma das alças de acesso, o encabeçamento da passagem inferior na BR 365 para a Ceasa Regional, o término das obras de arte na BR 354 e a construção de pistas de aceleração e desaceleração na avenida J.K.

O Projeto era para estar pronto, mas a obra parou em dezembro de 2008 por que ninguém se lembrou de incluir no Orçamento da União de 2009 os recursos que faltavam. Depois de muito esforço, os deputados Antônio Andrade (PMDB) e o patense Geraldo Magela (PT), que é relator do orçamento, conseguiram garantir os recursos necessários.

O trabalho no local, aos poucos, vai sendo retomado. A empreiteira responsável pela obra já começou a fazer a limpeza do local para reiniciar a obra. O diretor do DNIT em Minas deverá vir a Patos de Minas na próxima sexta-feira (29) para dar a ordem de serviço. O diretor do Departamento também deverá anunciar a liberação de outras obras no município.