Em apenas oito meses de 2021, a Prefeitura de Patos de Minas conseguiu mais repasses de recursos financeiros através de emendas parlamentares do que nos últimos seis anos. Segundo o prefeito Luís Eduardo Falcão, mais de R$ 30 milhões foram garantidos no orçamento neste período, valor muito acima do que chegou aos cofres do município de 2014 a 2020, que somou R$ 24.424.862.06.

“Temos sido incansáveis na busca por recursos”, disse o prefeito Luís Eduardo Falcão. Segundo ele, a Administração Municipal fez contato e encaminhou projetos para mais de 50 parlamentares de diferentes siglas partidárias. Muitos deles, atenderam aos pedidos feitos pelo município e encaminharam emendas ao orçamento, garantindo mais recursos para a população.

O prefeito explicou  que 20% dos recursos encaminhados através de emendas partidárias já foram liberados e estão no caixa da Prefeitura. O dinheiro, segundo ele, vem com destino definido e será usado para fazer melhorias na saúde, realização de cirurgias eletivas e de obras de infraestrutura, como construção de escola e reforma de unidades de saúde.

O prefeito destacou que ainda aguarda a liberação de mais recursos. Segundo ele, outros parlamentares ainda analisam projetos encaminhados pelo município. “A gente está com a expectativa de um valor mais elevado ainda este ano”, explicou o chefe do executivo citando a iniciativa de dois deputados que liberam suas emendas através da análise de bons projetos e a Prefeitura de Patos de Minas tem mais de um projeto classificado.

O aumento expressivo no repasse de recursos através de emendas parlamentares acontece em uma legislatura em que Patos de Minas não tem nenhum deputado federal eleito. O prefeito Luís Eduardo Falcão respondeu sobre isso. Veja abaixo a íntegra da entrevista.