O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, tomou posse na manhã desta sexta-feira (28) como o novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba- AMAPAR. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções do Unipam e contou com a presença do governador Romeu Zema e de diversas autoridades regionais e estaduais.

Falcão assume o lugar de César Caetano, prefeito de Carmo do Paranaíba, que comandou a Amapar em 2021. Ao deixar o cargo, César destacou o trabalho principal de promover a união dos municípios da região. Ele deixa a Amapar e assume a presidência do CISPAR - Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável.

O Consórcio era presidido pelo prefeito de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis. Como legado, Adílio deixou encaminhado o projeto de instalação de uma usina de reciclagem para atender os municípios da região. Os recursos já estão garantidos para a instalação da usina no município de Patos de Minas. César disse que vai dar continuidade ao projeto.


Já o novo presidente da Amapar, Luís Eduardo Falcão, falou dos desafios de promover o desenvolvimento para os municípios da região. Ele disse que cada município tem o seu protagonismo, mas afirmou que Patos de Minas precisa assumir o papel de cidade polo da região. Nos últimos anos, a cidade sequer fez parte da AMAPAR.



Além do governador Romeu Zema, deputados também participaram da solenidade de posse da nova diretoria. O deputado federal, Zé Vitor se mostrou disposto a trabalhar em parceria com a Associação dos Municípios. Questionado sobre os recursos prometidos para o asfaltamento da estrada de acesso ao distrito de Alagoas, ele afirmou que os recursos, no valor de R$ 10 milhões, estão garantidos no orçamento de 2022.