Militares do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas entraram no ritmo das festas juninas para conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes nesta época mais fria do ano. Ao som de um acordeon afiado, muito bem tocada pelo soldado Daniel Silvério, o cabo Tiago orienta para as armadilhas existentes, principalmente, quando há fogo.

Tradicionalmente, as festas juninas são marcadas pelas danças, bebidas quentes, fogueiras e fogos de artifício. Se não tiver cuidado, esses ambientes podem ser palcos de acidentes. Os bombeiros alertam que os fogos de artifício não devem ser manuseados por crianças e que os adultos devem seguir as orientações do fabricante.

O fogo da fogueira também exige cuidado. A orientação do Corpo de Bombeiros é que o local seja preparado, longe de residências e com área limpa para evitar que o fogo se alastre. Materiais inflamáveis, como o álcool por exemplo, não devem ser usados para iniciar ou propagar as chamas.

No fim da festa, a fogueira deve ser apagada. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma brasa acesa levada pelo vento, pode provocar grandes queimadas e prejuízos. O 12º BBM de Patos de Minas está realizando a “Operação Alerta Verde” para evitar as queimadas. Em caso de qualquer incidente envolvendo fogo, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do 193.