Em reunião na manhã dessa quarta-feira (14), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas (Codema) elegeu sua nova diretoria para o período entre 2021 e 2023. Na ocasião, foi eleito o novo presidente - o engenheiro Vinícius de Morais Machado - além do vice-presidente, João Fernandes Caixeta, e do secretário Ivanildo Alves Zica, que era o presidente do Codema no último biênio.

Os nomes apresentados foram eleitos e aprovados por unanimidade pelos conselheiros durante a reunião de abril, e apenas uma chapa havia sido registrada. Presidente eleito, Vinícius Machado é engenheiro ambiental, professor universitário e o atual diretor de meio ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Patos de Minas.

Já Tenente Fernandes, que assume o cargo de vice-presidente, é o coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas. Por fim, o secretário Ivanildo Alves é presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente (Cima) e representante no conselho ambiental da União Sindical de Patos de Minas.

Após a eleição da diretoria na reunião, a Diretoria de Serviços Urbanos e Saneamento da Prefeitura Municipal encaminhou ao Conselho o projeto de execução de limpeza no lago artificial do Parque da Lagoinha. A titular da pasta, Patrícia Antunes Reis, solicitou ao Codema a autorização ambiental para realizar as devidas medidas técnicas para o desassoreamento e limpeza da Lagoinha.

Segundo a diretora, existe uma área na zona rural apropriada e licenciada para receber todo o material retirado o lago. Além disso, as máquinas utilizadas na operação serão manuseadas evitando ao máximo o incômodo aos moradores. Em relação aos cuidados ambientais, Patrícia garantiu que a Prefeitura irá seguir as recomendações aprovadas na Resolução Ambiental do Codema de Patos de Minas.

O relatório técnico apresentado ao Codema informou que o Lago consiste em um reservatório artificial construído com área de aproximadamente 2 hectares. Atualmente, está com profundidade de 40 cm, podendo chegar a 1,5m quando está cheio. Recentemente, foram realizadas obras de melhoria na estrutura, como a reforma do vertedor de saída, de modo a adequar o fluxo de água acumulada no lago.

Segundo o Codema, a ação de desassoreamento da Lagoinha será previamente agendada e, no dia da limpeza, a área será devidamente sinalizada, contando com uma equipe de suporte para garantir a segurança dos moradores e transeuntes. O material sedimentar retirado será destinado corretamente, evitando possíveis danos ambientais.