O ministro Tarcísio de Freitas chegou ao Centro de Convenções acompanhado do prefeito Luís Eduardo Falcão e de outras autoridades e lideranças da região. Antes do encontro, ele falou com os jornalistas que aguardavam no local sobre os avanços que serão proporcionados pelo Marco Legal das Ferrovias, que permitirá a exploração do transporte ferroviário pelo setor privado.

Segundo o ministro, o Marco representará a revolução que o país terá no segmento de transportes nos próximos anos. “Já está sendo um grande sucesso. Foram 48 segmentos autorizados até agora. Teremos 18 novos players ferroviários, serão R$ 165 bilhões de investimentos só neste setor e isso vai corresponder a construção de 12.900 km de ferrovias, isso até agora”, destacou Tarcísio Freitas.

A expectativa, segundo o ministro, é de que o modo ferroviário mais que dobre nos próximos anos, fazendo que o Brasil alcance os mesmos níveis de países de primeiro mundo. Com relação ao Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, Tarcísio de Freitas destacou o potencial agrícola presente nestas regiões e a necessidade da expansão ferroviária para atender a demanda que tende a crescer muito no futuro.

Investimentos em Patos de Minas


O ministro também falou da possibilidade de investimentos no Aeroporto de Patos de Minas, com a aquisição de equipamentos para a realização de voos por instrumento, melhorias na BR 365, no trecho que não será passado para a iniciativa privada e da realização de estudos para o asfaltamento da BR 352, a chamada rodovia da Rocinha.