O governador Antônio Anastasia exaltou a importância da comenda para homenagear as pessoas que trabalham para o desenvolvimento da agricultura.
Foi uma noite concorrida no Salão DB. Centenas de pessoas disputavam cada espaço para participar de um dos momentos mais importantes da Fenamilho, a entrega da Comenda Antônio Secundino de São José. A medalha é concedida pelo Governo de Minas através de lei elaborada pelo então deputado estadual Elmiro Nascimento. Este ano nove pessoas foram agraciadas.

De Patos de Minas apenas uma pessoa foi homenageada. O juiz federal Gláucio Ferreira Maciel Gonçalves foi indicado pelo próprio governador Antônio Augusto Anastasia. Filho de Sinval Gonçalves e de Selda Ferreira Maciel, Gláucio tem uma carreira brilhante. Ele é bacharel, mestre e doutor em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e além de ocupar o cargo de juiz federal, ele também leciona na UFMG.

Também receberam a comenda o reitor da Universidade Federal de Uberlândia Alfredo Júlio, o vice-presidente do Banco do Brasil Robson Rocha, o professor da Universidade Federal de Viçosa Lino Ferreira, o presidente da Copasa Ricardo Simões, o vice-presidente da Faemg Antônio Pitangui, o professor da Universidade Federal de Lavras Moacir Pascoal, o prefeito da cidade de Lagoa Grande José Francelino e o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Francisco César de Assis.

O governador Antônio Anastasia entregou pessoalmente a medalha a cada um dos comendadores. O chefe do executivo mineiro exaltou a importância da comenda para homenagear as pessoas que trabalham para o desenvolvimento da agricultura no Estado e lembrou de Antônio Secundino de São José, um dos pioneiros na realização de pesquisas no campo.

Autor: Maurício Rocha