A Secretária Municipal de Educação de Patos de Minas, Sônia Maria da Silveira, foi até a Câmara Municipal nesta quinta-feira (11) responder a questionamentos sobre o currículo e o que vem sendo feito na área da educação. Ela negou que esteja havendo qualquer ensino fora do que prevê a legislação e rebateu acusações de suposto ensino de gênero nas escolas. Profissionais da área da educação ocuparam grande parte do plenário e apoiaram o trabalho dos docentes. A secretária foi elogiada por praticamente todos os vereadores.

Ao ser chamada para o parlatório, já se iniciou uma polêmica. A Secretária Sônia foi convocada, mas o requerente preferiu não fazer perguntas. A secretária então recebeu elogios de vereadores e a vereadora Beth Nascimento então decidiu começar perguntando sobre o que tem feito para as escolas de Patos de Minas. A secretária municipal de Educação Sônia Maria da Silveira explicou sobre diversas reformas programadas, com investimentos de mais de R$12 milhões que irão contemplar várias instituições do município.

Em defesa da educação, o vereador Daniel Gomes criticou o projeto de lei que tramita na câmara que prevê multa para o professor que usa linguagem neutra em sala de aula: "Cria uma patrulha que não é saudável". O vereador Vicente questionou a questão da contratação dos profissionais e sobre a realização de um concurso para preenchimento das vagas, sendo respondido que haverá uma atualização na forma de contratar e que já está sendo programado um concurso para ocupar as vagas existentes. Ele também parabenizou pelo trabalho.

O vereador Wiliam também fez questionamentos e elogiou a reforma do CAIC. O Vereador Mauri da JL destacou o trabalho e pediu cuidado especial com a Escola Municipal Delfim Moreira, em Lanhosos. O Vereador Itamar André também elogiou o trabalho e pediu apoio para a Escola Municipal José Paulo de Amorim. O vereador Batista destacou que conhece a educação de Patos de Minas e confia no trabalho desempenhado pelos profissionais.

Os vereadores Gladston, Vitor Porto e José Eustáquio também elogiaram e destacaram a importância da educação. Em seguida, mostrando um livro de Ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental, o vereador José Luís Borges relembrou a polêmica em uma escola da cidade e questionou porque não foi ouvido antes da nota publicada pelo município, nem pelos vereadores que publicaram a nota de repúdio. A vereadora Elizabeth Nascimento rebateu: “quando foram instalados os outdoors, ninguém aqui foi perguntado também”, disse.

A Secretária salientou que tudo foi apurado, sem opiniões pessoais, e que nada do que foi tratado na sala de aula infringe a legislação pertinente. Com slides, ela explicou toda evolução histórica do currículo nacional e estadual até chegar ao plano de aula do professor. “A Base Nacional Comum Curricular-BNCC- define o mínimo que um aluno deve aprender do norte ao sul do Brasil”, informou. Sem muito tempo para explicar todo o processo, ao ser questionada, ela respondeu que reprova a atitude do vereador de tentar adentrar a sala de aula, ressaltando que a Secretaria Municipal de Educação possui profissionais que possuem a competência para verificar qualquer deslize. Ela informou aos pais que eventuais questionamentos podem ser levados até a Secretaria Municipal de Educação.