Hoje, 05 de maio, é o último dia para os jovens de 16 a 18 anos tirarem o título de eleitor e também para os eleitores que mudaram de cidade transferirem o domicílio eleitoral. Em Patos de Minas, muita gente deixou para a última hora. O dia começou com uma fila quilométrica na porta do Cartório Eleitoral.

A legislação brasileira determina que o cadastro eleitoral seja fechado com antecedência de 150 dias em relação às eleições. Nos últimos dias, o Cartório Eleitoral fez plantões aos sábados, domingos e feriados e o número de eleitores em Patos de Minas chegou a 100.373 e esse número deve crescer ainda mais.

O Cartório Eleitoral foi aberto nesta manhã às 7h30 e já havia gente esperando. Por volta de 10h, os eleitores formavam uma fila que descia pelas escadas do oitavo andar até o térreo. De acordo com Gilson Bontempo dos Reis, chefe do Cartório Eleitoral, a expectativa é de que o movimento seja grande durante todo o dia.

Para fazer o título de eleitor, basta comparecer ao Cartório Eleitoral levando documento de identidade e comprovante de residência. O documento é emitido na hora. O órgão permanece aberto até as 17 horas. Quem perder o prazo só poderá fazer o título ou a transferência do domicílio eleitoral a partir de novembro, depois do segundo turno das eleições.

Este ano, os brasileiros vão às urnas para escolher deputado estadual, deputado federal, senadores, governador e presidente da república. O voto é facultativo para adolescentes de 16 e 17 anos e obrigatório para quem já completou 18 anos.