Privatizar as estatais do Estado de Minas é uma das propostas de campanha do governador Romeu Zema. O deputado estadual Dr. Hely (PV), que é Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da ALMG, elaborou um Projeto de Lei que prevê a realização de audiências públicas para saber a opinião do povo. Se a proposta for aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Governo do Estado terá que ouvir a população antes de concretizar a venda da Copasa, da Cemig e da Gasmig para a iniciativa privada.

Vale lembrar que a Constituição Mineira já exige a realização de um referendo, para a privatização da Copasa e da Cemig. Neste caso, a população é consultada após a aprovação da lei. E se for levar em conta a vontade dos mineiros, as privatizações terão mais dificuldades. Segundo pesquisa realizada pela DataTempo no início deste mês 45,3% dos mineiros são contrários às privatizações no setor público, e 41,5% são favoráveis. Não souberam ou não responderam correspondem a 13,5%.

Além disso, o Deputado propõe que não se possa usar dinheiro público para se fazer propaganda de convencimento da população sobre a venda ou não das estatais. Na opinião do Deputado, o dinheiro público tem que ser melhor investido na saúde, educação e segurança do que em propaganda de governo.