O deputado Estadual Hely Tarquinio se reuniu na última semana com o secretário de estado de governo, Danilo de Castro, em busca de uma solução para o problema do Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos. Pela Resolução 115 da Agência Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto de Patos de Minas não pode funcionar sem receber melhorias.

A Resolução da ANAC determina que os aeroportos tenham serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio. Para o deputado Hely Tarquinio uma parceria com o Corpo de Bombeiros poderia atender as novas normas da Agência Nacional de Aviação Civil e manter o aeroporto funcionando.

O pedido também foi encaminhado ao comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo. Ao demonstrar a importância da parceria, o deputado Hely Tarquinio recebeu a garantia de que o Governo do Estado vai avaliar a possibilidade de implantação do serviço.

O Aeroporto de Patos de Minas tem apenas um vôo regular para Belo Horizonte, mas atende a região inteira. A estrutura, no entanto, precisa passar por adequações. Há alguns meses o município foi multado em mais de R$ 200 mil pela própria ANAC pelo descumprimento de normas da aviação civil.

Com relação à Resolução 115, o aeroporto que deixar de implantar o serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio pode até ter o funcionamento interrompido.