O Sebrae Minas produziu um Dossiê Cidades de Minas Gerais. O documento relativo a Patos de Minas já está nas mãos das autoridades locais.  O material reúne os principais dados territoriais, setoriais e socioeconômicos do município e visa apoiar a construção de projetos que contemplem as diversas demandas locais.

O Dossiê mostra que Patos de Minas possui 20.294 pequenos negócios, sendo 11.223 Microempreendedores Individuais – MEIs, 6.974 microempresas e 1.197 pequenos produtores rurais. No setor agropecuário, além do milho, as culturas mais relevantes são a soja e o café. Juntos, esses produtos detém 60% do valor de produção local. Na pecuária, Patos de Minas se destaca na produção de leite, sendo o maior produtor leiteiro do estado, com o oitavo maior rebanho de Minas Gerais. O município também é referência nacional em genética suína, detendo 70% da tecnologia nacional em melhoramentos suínos.

As atividades econômicas mais relevantes do munícipio, em termos de concentração empresarial são: Criação de suínos (4,52), Cultivo de cereais (2,02), Cultivo de soja (1,31); Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso agropecuário (4,36), Representações comerciais do comércio de matérias primas agrícolas e animais vivos (3,90); Fabrica de cabines, carrocerias e reboques para veículos automotores (5,00), Fábrica de alimentos para animais (2,16); Obras de urbanização (4,92), Construção de Edifícios (2,23); Incorp. de empreendimentos imobiliários (2,20) e Atividades de atenção à saúde humana (1,71).

O documento mostra que a maior parcela do valor adicionado ao PIB gerado no município, corresponde ao setor de serviços, seguido da indústria. O PIB do município cresceu 135% entre 2010 e 2018. O PIB per capita do município é superior ao salário médio, o que pode indicar que a riqueza gerada, não chega às mãos da população em sua totalidade

O Dossiê, entregue a representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas, apresenta aos empreendedores e gestores públicos subsídios para entender a realidade local, as potencialidades e as oportunidades de atuação para estimular o desenvolvimento econômico.

“O Sebrae mostra com essa seleção de dados que existem muitas informações públicas disponíveis capazes de ajudar os municípios a se desenvolverem, cada vez mais, de acordo com o seu perfil”, explica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão.

O dossiê sobre Patos de Minas ressalta a importância econômica do município na região Alto Paranaíba e mostra que a cidade tem muita relevância em setores importantes como agropecuária, educação, saúde, comércio e serviços. “Os dados reforçam as vantagens históricas do município em termos de desenvolvimento econômico e demonstra outras oportunidades que estão surgindo por meio da evolução de outros setores, como o da tecnologia”, acrescenta Brandão.

O Dossiê está disponível no portal de inteligência do Sebrae Minas e pode ser conferido também aqui .