Adotar medidas para elevar os níveis de proficiência dos alunos e sanar as dificuldades apontadas nas avaliações externas, organizar o quadro de pessoal da escola e assegurar a regularidade do funcionamento da Caixa Escolar são algumas das atribuições do diretor de escola. Presente nas escolas estaduais de Minas Gerais, os gestores são como prefeitos, que algumas vezes são responsáveis por gerir instituições de ensino maiores que muitos municípios. Na data em que se celebra o Dia do Diretor Escolar, confira abaixo alguns desafios enfrentados por esses profissionais da educação.

Há mais ou menos dois anos, Neide Machado da Silva está como diretora da Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem, na Região Metropolitana. Depois de atuar como vice-diretora e como supervisora da escola ela decidiu que era hora de alçar novos voos. Em seu dia a dia a gestora é responsável por 2.840 alunos dos ensinos fundamental e médio e por coordenar 290 profissionais.

Para a diretora, entre os desafios encontrados no cargo está a relação com os profissionais que atuam na escola e com os pais dos alunos. Mas a gestora tem uma tática para sanar as dificuldades. “Com os profissionais, eu tento trabalhar da melhor forma possível o tratamento interpessoal. Ser flexível em muitas coisas que não afetam o aprendizado do aluno. Com os pais busco ter um tratamento bem respeitoso e estar sempre chamando eles para dentro da escola”, ressalta Neide.

Mesmo com os desafios enfrentados, Neide conta o que a educação traz de positivo para sua vida. “A parte mais bacana é ver o resultado de tudo que faz. Mesmo com as dificuldades conseguimos desenvolver muitos trabalhos e a escola está sempre recebendo novos alunos e no final do ano a procura de pais é muito grande. Eu entendo isso como sendo resultado do trabalho positivo que estamos desenvolvendo. Isso é muito gratificante”, frisa.

Em uma escola menor, mas com desafios não muito diferentes, a diretora da Escola Estadual José Ribeiro de Andrade, no município de Cedro do Abaeté, Maria Márcia da Silva Ordones, também destaca os desafios do cargo. “Quando estamos como diretor de uma escola temos que cuidar do pedagógico, mas também do administrativo. Um dos meus desafios está relacionado à Caixa Escolar. A parte pedagógica não é muito complicada, pois conta com a ajuda da supervisora”, afirma Maria Márcia.

“Como estou no final de carreira, me sinto realizada. Já trabalhei em todos os setores da escola, mas foi só a partir de 2011 que passei a ser gestora”, acrescenta. Maria Márcia atua como educadora há 31 anos.

A Escola Estadual José Ribeiro de Andrade atende a 118 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e do ensino médio. O número de alunos atendidos pela escola é 23 vezes menor que o atendido pela Escola Estadual Helena Guerra, mas segundo as diretoras Neide e Maria Márcia isso não faz com que os desafios se diferenciem muito. “Os problemas são os mesmos, o que muda é a intensidade e a proporção”, concluem.

Gestores qualificados

Na rede estadual, os profissionais que ocupam o cargo de diretor de escola devem, antes de qualquer coisa, comprovar competência técnica. Para isso, antes de pleitear uma vaga de direção de escola, o servidor deve passar por um processo de certificação, que comprova que ele dispõe das qualidades necessárias para exercer o cargo de gestão.

O Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual está com inscrições abertas até esta sexta-feira (14/11).

De acordo com o edital, para participar do processo de Certificação Ocupacional, o candidato deve atender a diversas condições. Entre elas ter cargo efetivo das carreiras de Professor de Educação Básica (PEB) ou Especialista em Educação Básica (EEB) - Supervisor Pedagógico e Orientador Educacional, vinculados às carreiras da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e possuir formação para o magistério obtida em curso superior de graduação em Pedagogia, Normal Superior, Licenciatura Plena, ou graduação em outra área acrescida de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (complementação pedagógica equivalente à licenciatura plena).

O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo. A certificação terá validade de quatro anos.

Fonte: Agência Minas