Instalações da UFU em Patos de Minas.
Diretores dos três cursos da Universidade Federal de Uberlândia instalados em Patos de Minas enviaram uma carta ao Conselho Universitário sugerindo a não realização do vestibular do meio do ano na cidade. Eles reclamam da falta de estrutura na cidade e do descumprimento dos compromissos feitos pela Prefeitura na época da instalação.

A manifestação dos diretores teria sido motivada por um pedido da administração municipal para a instalação da central de monitoramento de câmera em um dos andares do Palácio Dona Filomena de Macedo Melo, local onde funciona a Universidade na cidade. Eles afirmam que a instalação do órgão no local pode trazer prejuízos para a qualidade do ensino.

Os diretores de cursos da universidade reclamam também que a Prefeitura não vem cumprindo os compromissos firmados na época da instalação dos cursos em Patos de Minas. A Administração Municipal prometeu oferecer espaço para o funcionamento dos cursos até que o Campus da UFU na cidade seja construído.

A UFU terá que desembolsar mais de R$ 1 milhão de reais para utilizar o Campus do Unipam até 2014. Diante da falta de perspectivas para a solução dos problemas, os diretores dos cursos sugeriram o cancelamento do vestibular previsto para o meio do ano. Entretanto eles se comprometeram em concluir os cursos já iniciados.

A carta encaminhada ao Conselho Universitário foi motivo de preocupação entre lideranças de Patos de Minas. Na prefeitura, no entanto, a informação é de que o problema já foi superado. A redação do Patos Hoje não conseguiu contato nem com o prefeito Pedro Lucas e nem com vice-prefeito Sandro Ângelo neste sábado, mas a notícia é que a Administração Municipal já teria desistido da utilização do Palácio Dona Filomena de Macedo Melo para a instalação da Central de Monitoramento.

Autor: Maurício Rocha