Em mensagem encaminhada na manhã desta quinta-feira (22) ao prefeito Luís Eduardo Falcão e à secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, a direção do Hospital São Lucas ameaçou fechar atendimentos pelo SUS, caso o serviço de hemodiálise seja transferido para a Clínica do Rim. O hospital afirma que os valores pagos pela hemodiálise é que garantem o funcionamento de outros serviços que dão prejuízo.

“Se a hemodiálise do São Lucas for transferida para a Clínica (do Rim) não temos a mínima condição em continuar com os atendimentos”, diz a nota. A direção do Hospital afirma que está com todas as pendências relacionadas ao serviço de hemodiálise resolvidas e questiona a capacidade da nova clínica em casos de intercorrência entre os pacientes. “Hoje são seis pacientes da hemodiálise internados em nossos CTIs e três estão intubados. Para qual CTI a clínica irá transferir os pacientes quando necessário for?”.

A maior preocupação, no entanto, é com a questão financeira. “O serviço de oncologia irá ser interrompido no mesmo dia do fim da nossa hemodiálise. Estamos realizando 30 cirurgias por mês em oncologia com uma fila de aproximadamente 80 pacientes aguardando cirurgias de oncologia. São 600 pacientes em rádio e quimioterapia que deverão ser transferidos para outra cidade de imediato devido à gravidade do tratamento”, afirma nota.

O São Lucas ainda presta outros serviços pelo SUS. O hospital possui 60 leitos de UTI, sendo 50 deles credenciados ao Sistema Único de Saúde. “Não estamos tristes e sim preocupados com as notícias pois acreditamos que estamos fechando o ciclo São Lucas”, conclui a direção do hospital.

A transferência dos pacientes de hemodiálise do Hospital São Lucas para a Clínica do Rim é decisão da Justiça Federal em ação movida pela Associação dos Renais Crônicos do Alto Parnaíba. A Prefeitura tem 30 dias para cumprir a determinação sob pena de multa diária de R$ 20 mil.