Em comunicado assinado pelo bispo Dom Cláudio Nori Sturm e divulgado na manhã desta quarta-feira (17), a Diocese de Patos de Minas anunciou que as igrejas da cidade ficarão fechadas pelos próximos 15 dias a partir de quinta-feira (18). A atitude busca frear o avanço da Covid-19 na região. As celebrações marcadas para esta Quarta-Feira de Cinzas ainda ocorrerão normalmente, seguindo os protocolos de segurança.

A decisão acompanha o decreto publicado na noite de terça (16) pelo prefeito Luís Eduardo Falcão. No documento, consta que “fica terminantemente proibida a realização, por todos os cidadãos, bem como pelos demais grupos e entidades religiosas, associativas, desportivas amadoras, condominiais, de entretenimento, clubes, dentre outros, bem como pelas organizações de sociedade civil, de toda e qualquer atividade coletiva ou que implique ou resulte em aglomeração de pessoas”. Esse item impede que as igrejas realizem celebrações com aglomerações de fiéis a partir de quinta-feira.

No comunicado da Diocese, Dom Cláudio Nori confirma que ficarão suspensas em Patos de Minas, pelo período de 15 dias, a partir de quinta-feira, “as atividades que impliquem ou resultem em aglomeração de pessoas, dentre elas, as Celebrações Eucarísticas com a presença de fiéis, a administração do Sacramento do Batismo, salvo em casos urgentes, e do Matrimônio, bem como os grupos de oração e reuniões dos conselhos”. Além disso, fica vedada a abertura das Igrejas para visitação e oração pessoal no mesmo período.

Ainda segundo o comunicado, é permitido que os Escritórios Paroquiais e a Mitra Diocesana de Patos de Minas realizem atividades internas, sem atendimento presencial. Será possível obter informações - como a possibilidade de ministrar Sacramentos urgentes - e proceder a marcação de missas- por meio de contato telefônico, whatsapp ou e-mail.

As demais cidades que compõem a Diocese devem seguir as decisões do Poder Público local sobre o funcionamento ou não das igrejas. Nas localidades em que as celebrações ficarem suspensas, como é o caso de Patos de Minas, os presbíteros devem celebrar diariamente a Santa Missa de forma privada. Onde for possível, as solenidades podem ser transmitidas pelas redes sociais.