A manhã desta quarta-feira (15) foi de muita conscientização nas ruas do centro da cidade. Isso porque o dia 15 de junho é dia mundial de combate a violência contra a pessoa idosa. Para celebrar essa data, várias pessoas foram às ruas para distribuir panfletos e conscientizar os patenses em relação aos cuidados com nossos velhinhos.

De acordo com a presidente do conselho da pessoa idosa, Alessandra Ávila, o cuidado com nossos idosos é extremamente importante uma vez que precisamos reconhecer sua trajetória e fortalecer o vínculo com toda a família. Segundo ela, ainda há muita negligência por parte de familiares em relação aos idosos. “Muitos se sentem abandonados e outros são abandonados literalmente e nós precisamos ter a consciência de que um dia aquele idoso cuidou de nós.

Alessandra lembrou que há vários tipos de violência contra a pessoa idosa e a que mais acontece é a violência patrimonial, uma vez que um familiar se apossa de algum benefício que o idoso tenha. “Qualquer tipo de violência pode e deve ser denunciada através do disk 100” disse ela. Os participantes da blitz educativa levaram balões, cartazes e muita conscientização.


Teve distribuição de flores para idosos e de panfletos para todos os motoristas que passaram pela Avenida Getúlio Vargas e pela Rua Major Gote. Para retribuir o carinho, os motoristas fizeram um buzinaço pelas vias.