O Dia Mundial da Limpeza foi comemorado na manhã deste sábado (18) com uma ação muito importante em Patos de Minas. Voluntários, empresas e trabalhadores do município se uniram em um mutirão de limpeza no Rio Paranaíba. Foram retirados vários sacos de lixo da margem e também de dentro do rio. Mais de 30 pessoas participaram da ação.

Era por volta de 08h30 quando os voluntários chegaram no local. O ponto de encontro para quem foi por terra, foi na escadaria da santa no bairro Santa Terezinha. Para quem foi de barco, o ponto de encontro foi no bairro Jardim Paulistano. De acordo com Ivanildo Alves, Secretário do Codema, a esperança é de que essa seja uma ação frequente e que o Rio Paranaíba seja preservado. Ele ressaltou a importância da participação de todos na reconstrução das matas ciliares ao redor do rio.


Quem também participou da ação foi a Vereadora Beth Nascimento. Segundo ela, é um dever trabalhar pelo povo e para o povo uma vez que o Rio é essencial para a sobrevivência de todos.


De acordo com a Presidente do Colmeia Geize Marques a ação de hoje irá contribuir para amenizar os impactos causados ao meio ambiente, a fauna e a flora. Segundo ela, ações assim são importantes para preservar os animais e o Rio que é fonte de recurso hídrico de Patos de Minas.


A Bióloga Kelly Cristina que trabalha na Conserbrás disse que a empresa vem auxiliando e faz questão de contribuir com a limpeza no município. Segundo ela, ações assim são importantes pois não deixam que o meio ambiente seja ainda mais maltratado. Segundo o Gerente da Limpebrás, Cristiano, a empresa se preocupa bastante com a qualidade e a preservação de rios e do meio ambiente. Ele ressaltou a importância de ajudar e por isso a empresa fez a doação de luvas, sacos de lixo e também de gasolina para os barcos.


O Prefeito Luís Eduardo Falcão esteve no Rio e auxiliou na retirada dos lixos do local. A ação também contou com agentes de endemias e outros profissionais da Prefeitura Municipal.