São dezenas deles jogados à beira da via, sendo tomados pelo mato e empossando água.

A estrada que liga a BR 365 a comunidade de Capela do Aragão está tomada por pneus velhos. São dezenas deles jogados à beira da via, sendo tomados pelo mato e empossando água, o que pode se transformar em um grande problema para a saúde pública. Próximos da cidade, os pneus podem se transformar em criadouro do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo informação de moradores das imediações, os pneus foram levados ao local para serem utilizados na construção de uma encosta às margens da estrada. O barranco próximo à uma nascente desceu e recentemente causou um acidente com uma máquina colheitadeira. A intenção era proteger a estrada e evitar que novos acidentes aconteçam.

Os pneus de caminhão estão jogados no local há cerca de seis meses. Como a encosta não foi feita, pessoas que utilizam a estrada denunciam que eles se transformaram em um grande problema. Já existem pneus jogados dentro da nascente. Outros estão com água acumulada em seu interior e foram transformados em criadouro para o Aedes Aegypti.

O mosquito transmissor da dengue já fez mais de 2 mil vítimas só no primeiro semestre do ano em Patos de Minas. Duas mortes ainda estão em investigação. Além disso, o Aedes Aegypti ainda transmite o Zika Vírus e a Febre Chinkungunya e esta é a preocupação dos moradores e das pessoas que frequentam a localidade.

A denúncia feita aos meios de comunicação é para que seja dada uma solução para o problema, ou a retirada dos pneus ou a construção da barreira, para que eles não continuem sendo uma ameaça à saúde pública.

Autor: Maurício Rocha