Na noite da véspera do Santo Casamenteiro, centenas de pessoas foram para a praça.

13 de junho é dia de Santo Antônio, padroeiro de Patos de Minas. A data é especial, com feriado municipal e festa na praça. Na noite da véspera do Santo Casamenteiro, centenas de pessoas foram para a praça da avenida Getúlio Vargas para participar das comemorações. A festa é organizada pelos paroquianos e ajuda a arrecadar recursos para a reforma da Catedral.

A Festa em Louvor a Santo Antônio surgiu antes mesmo da criação da cidade. Os primeiros registros da comemoração ao redor da capela são da década de 1820. Desde então a devoção ao Santo Casamenteiro vem sendo cultivada pelos fieis. O relato está no livro “Patrimônio de Santo Antônio – do Sítio ao Templo” que está sendo lançado hoje.

O livro foi escrito por Sebastião Cordeiro de Queiroz a partir da pesquisa iconográfica feita por Marialda Coury. O livro que conta a história de Patos de Minas pela ótica da Igreja está sendo vendido ao preço de R$ 50,00. Todo o dinheiro arrecadado será usado nas obras de reforma da Catedral de Santo Antônio, assim como os recursos arrecadados com a festa.

Na praça de frente a Catedral, os paroquianos de Santo Antônio instalaram inúmeras barraquinhas e oferecem todas as noites, algumas das comidas típicas das tradicionais festas juninas. Deliciosos caldos, feijão tropeiro e canjica são oferecidos a preços bem populares. Um animado bingo completa a programação.

O encerramento da festa em louvor a Santo Antônio será nesta terça-feira (13) com missa a partir das 17h, distribuição de pães abençoados e procissão.

Autor: Maurício Rocha