O Centro de Formação de Condutores União foi credenciado nessa quarta-feira (07) pelo Detran a ministrar o curso de motofretista e mototaxista em Patos de Minas. Todos os profissionais que trabalham em motocicletas devem estar habilitados até fevereiro do próximo ano para exercerem a atividade. O CFC União é a primeira autoescola no estado a ser credenciada.

A diretora geral da Auto Escola União, Vera Maria dos Reis, ressaltou que não só os mototaxistas devem fazer o curso. Ela contou que a resolução do Detran obriga que todos os motociclistas que trabalham, por exemplo como, entregadores de farmácia, papelaria, supermercado ou de qualquer outra empresa a passarem pelo curso.

Em Patos de Minas e até no estado, o centro de Formação de Condutores União foi o primeiro a ser autorizado. “Já existem outros órgãos responsáveis pelo curso na cidade, mas de autoescola somos os únicos”, destacou. Ela também disse que foi elogiada pelo Detran pela iniciativa de proporcionar uma formação para os profissionais da cidade.

Uma lei municipal também está sendo estudada para regulamentar a atividade do motofretista. Os profissionais deverão alterar a documentação da motocicleta para aluguel. Uma audiência pública vai ser marcada para discutir alguns aspectos da nova lei.

A resolução n° 410 de 02 de agosto de 2012 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), regulamenta os cursos especializados obrigatórios destinados a profissionais em transporte de passageiros (Mototaxista) e em entrega de mercadorias (Motofretista) que exerçam atividades remuneradas na condição de motocicleta, considerando a importância de garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos e padronização de ações e, consequentemente, atitudes de segurança no Trânsito.

A responsável pelo centro informou que os cursos serão exigidos, para fins de fiscalização, a partir de 02 de fevereiro de 2013. E o órgão já adiantou que esse prazo não será prorrogado. A intenção da União é multiplicar ações de reeducação no trânsito para contribuir com a conscientização e a mudança de comportamento no ir e vir das vias de trânsito e na diminuição de acidentes envolvendo mototaxista e motofretista.

O curso tem duração de 30 horas/aula sendo 25 horas teóricas e 5 horas práticas. Para ser um profissional e poder passar pelo curso, os motociclistas devem ter 21 anos completos, estar habilitado há 2 anos na categoria A e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de Exercer seus direitos.

Para mais informações as pessoas podem ir até a Rua Dona Luiza n° 519 ou entrar em contato pelos telefones (34)-3823-3847 ou 3825-3845 ou 9975-3852 .

Autor: Farley Júnio