Um detento de 36 anos foi encontrado morto dentro de uma cela do Presídio Sebastião Sátiro, em Patos de Minas, na madrugada desta terça-feira (09). A princípio, os presos relataram tratar-se de um suicídio, mas a perícia constatou que Leonardo de Souza Ribeiro, natural de Itanhandu (MG), foi assassinado.

Segundo o boletim de ocorrência, por volta de 1h50, um dos detentos chamou o policial penal de plantão afirmando que o colega de cela havia se enforcado. A equipe se deslocou imediatamente até a galeria e encontrou Leonardo pendurado pelo pescoço com um lençol amarrado à grade da janela.

O SAMU foi acionado e, às 2h30, a médica responsável confirmou o óbito. Em seguida, o perito criminal chegou ao presídio e identificou ferimentos incompatíveis com enforcamento, concluindo que a morte foi causada por homicídio.

Durante a liberação do local, um dos detentos entregou um bilhete aos policiais penais. No papel, ele informava que conhecia os responsáveis pelo crime e citava dois companheiros de cela como autores. Ambos foram conduzidos para as providências cabíveis.

Após o trabalho da perícia, o corpo de Leonardo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil investigará o caso para esclarecer a motivação e as circunstâncias do homicídio ocorrido dentro da unidade prisional.