O prêmio foi entregue pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho.
O preso Cleber de Souza Jardim, 30 anos, do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Paranaíba, na região do Alto do Paranaíba, conquistou o primeiro lugar do concurso de redação “O leite nosso de cada dia”, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização, e a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O detento concorreu, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cerca de 400 alunos de escolas estaduais mineiras. As três primeiras colocações desse grupo ficaram com o Sistema Prisional. O objetivo do concurso foi contribuir para conscientização sobre a importância do leite e de seus derivados na alimentação.

A premiação aconteceu no último dia 07, durante a abertura da Superagro 2012 no Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte. O detento Cleber recebeu um tablet, que será destinado aos seus três filhos. O prêmio foi entregue pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pelo secretário de Agricultura Elmiro Nascimento, pelo subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira e pela secretária adjunta de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires.

Cleber destacou no texto o esforço que os agricultores fazem para que o leite chegue à mesa de todos e os cuidados que as pessoas devem ter com a natureza durante a produção. “Parece que estou vivendo um sonho. Os profissionais da escola da unidade me ajudaram a despertar uma qualidade que estava adormecida há muito tempo, que é a interpretação de texto. Por isso, essa felicidade eu quero dividir com todos eles”, disse.

A escolha da redação vencedora levou em conta critérios como criatividade e originalidade na abordagem do tema proposto, clareza e organização das ideias contidas no texto, adequação e correção da linguagem utilizada no texto. A comissão julgadora foi formada por representantes da Seds, Seapa e Educação. “Fiquei emocionada com o resultado. O nosso objetivo é trabalhar o resgate do “saber” e do “querer” junto aos presos que estudam nos estabelecimentos prisionais de Minas Gerais e o concurso mostrou que estamos no caminho certo”, disse a diretora de ensino e profissionalização, Sandra Regina Lopo Madureira dos Santos.

O diretor do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, Jefferson de Alcântara Almeida, que também participou da cerimônia de premiação, disse que a entrega do prêmio ao detento refletirá positivamente dentro da unidade prisional. “A conquista de Cléber é uma mensagem para os outros presos que eles também podem mudar a trajetória de vida. E o estudo oferecido dentro da unidade prisional é o primeiro passo para essa mudança.”

Humanização

Atualmente, 6.119 estudam enquanto cumprem pena nas 128 unidades prisionais da Suapi. “A vitória dos presos no concurso de redação mostra que o trabalho de humanização que está sendo desenvolvido nos presídios e penitenciárias do estado é extremamente satisfatório”, destacou o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira.

Fonte: Agência Minas