O ex-diretor coordendou a abertura da UPA Porte III. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O desabafo feito pelo ex-diretor da UPA Porte III, Domingos Sávio Gomes, teve grande repercussão e deverá ter novos desdobramentos. A comissão de saúde da Câmara Municipal pode convocar o pediatra para informar os motivos que o levaram a deixar a direção da Unidade de Pronto Atendimento. O médico foi convidado pelo prefeito Pedro Lucas para coordenar a abertura da UPA Porte III, mas permaneceu no cargo menos de dois meses.

Domingos Sávio deixou a direção da UPA Porte III na semana passada e ao justificar sua decisão acabou expondo uma gravidade da saúde no município de Patos de Minas. O médico pediatra reclamou da demora para resolver as questões mais básicas, da dificuldade para contratar profissionais para compor o quadro e até da perda de verbas disponibilizadas pelo Governo Federal.

A fala do médico teve grande repercussão. Domingos Sávio é um dos mais respeitados médicos pediatras da região. A reportagem publicada no sábado (16) pelo Patos Hoje teve 11 páginas de comentários. Diante disso, a Câmara Municipal poderá convocar o ex-diretor para explicar as denúncias feitas. Antes da saída, vários pacientes chegaram a acionar a Polícia Militar e também a imprensa para serem atendidos. Naquela oportunidade, os problemas informados por ele foram cobrados pelos pacientes.

O vereador Lázaro Borges, que integra a comissão de saúde, considerou grave, não só a saída do médico da direção da clínica, como também as denúncias feitas pelo pediatra. Ele disse que vai conversar com os demais integrantes da comissão para convocar não só o ex-diretor da UPA Porte III como também o secretário de saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco, para falar da atual situação da saúde no município.

O clínico geral, Julian Passos, foi chamado pelo prefeito Pedro Lucas Rodrigues para ocupar o cargo. O médico que já é o controlador do serviço de regulação do município será também o direitor técnico da UPA Porte III.

Autor: Maurício Rocha