O vírus até que tentou, mas a fé, o amor e a esperança da cura foram muito mais fortes. Depois de passar mais de quatro meses internado, lutando pela vida, um homem de 69 anos recebeu alta médica na tarde desta segunda-feira (29) e foi calorosamente recepcionado pelos filhos e outros familiares. Ele voltou para casa livre do coronavírus e nossa reportagem acompanhou a alegria da família.

Era aproximadamente 13h35 quando José Cirilo Caldeira de 69 anos deixou o Hospital Vera Cruz. Logo na saída, ele foi recepcionado com balões, cartazes, aplausos e muita emoção. De acordo com Gislene de Brito, filha dele, não há outra explicação a não ser um milagre. “Nós estamos tão felizes e tão aliviados ao mesmo tempo. Com muita oração, muita fé em Deus, nós vencemos essa luta” disse ela.  Gislene ainda contou que, para a família, foi muito difícil todo o tempo de internação de José Cirilo.

Segundo ela, havia dias em que ele estava mais fraco, outros mais fortes e nós fomos de passinho em passinho, vencendo uma batalha por dia até vencer a guerra contra a Covid-19. Segundo os familiares, José Cirilo deu entrada no Hospital Vera Cruz no dia 25 de novembro de 2020. Dois dias depois ele foi intubado e encaminhado para a UTI. No dia 07 de dezembro, os familiares foram informados de que o estado dele era gravíssimo e nesse meio tempo, a esposa dele foi internada também com covid.

Uma semana depois, a família foi chamada para autorizar uma traqueostomia e no dia seguinte, José Cirilo perdeu uma irmã vítima do coronavírus. No dia 2 de janeiro ele acordou do coma e seguiu sendo cuidado pelos profissionais de saúde até a data de hoje. José Cirilo ficou 04 meses e 03 dias internado sendo 62 intubado em leito de UTI. Na saída, os familiares fizeram questão de agradecer aos profissionais de saúde pelo carinho e dedicação que tiveram com o paciente. As profissionais pediram para que ele as visite assim que tudo isso passar.

Na casa dele, no bairro Vila Rosa, outra recepção calorosa. Foram espalhados vários cartazes de boas-vindas com palavras de carinho além de balões e foguetes. De acordo com Geraldo Caldeira, a recuperação de seu irmão é um sinal de que milagres existem e que as pessoas precisam se cuidar. Ele, bastante emocionado pediu para que as pessoas não brinquem com a doença pois ela é muito grave. “Usem máscara pelo amor de Deus” disse ele.

Em meio a um cenário que ainda requer muito cuidado e atenção, alguns números dão esperança e precisam ser comemorados. Um deles é a alta médica. Segundo a Prefeitura Municipal, da última sexta-feira (26) à manhã de hoje (29), nove pacientes, que estavam internados no Hospital de Campanha, venceram a Covid-19 e deixaram o hospital.

Os números da vacinação também merecem destaque. Somente no final de semana, mais de 1.100 primeiras doses foram aplicadas em idosos e trabalhadores da saúde. Hoje ocorreu atendimento para pessoas de 73 anos, e haverá sequência para as faixas etárias até 70 anos no decorrer desta semana.