Com o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes à médicos e enfermeiros, nos casos que não são considerados urgentes, começou nesta segunda-feira (15) os atendimentos de casos agudos nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Patos de Minas. Os atendimentos de demanda espontânea acontecem de 7h às 11h.
A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta, anunciou a mudança no início deste mês. Na oportunidade ela apresentou dados para justificar a mudança. Segundo os dados apresentados pela Secretária, no mês de junho foram 12.677 atendimentos realizados na UPA, destes, 9.970 foram de casos considerados de menor gravidade, que poderiam ter sido atendidos nas USFs.
A demanda espontânea foi implementada na parte da manhã de 7h às 11h, o paciente não precisa mais agendar consulta para casos agudos. No período da tarde estes casos são atendidos na UPA. O objetivo da mudança é migrar o fluxo de atendimentos para as USFs garantindo atendimento mais próximo da casa do paciente. Os casos considerados graves continuam sendo atendidos na UPA.
Os profissionais de saúde orientam os pacientes, que estão com sintomas agudos, a procurarem o atendimento nas USFs o mais cedo possível. Caso algum paciente procure a UPA, de 7h às 11h, será direcionado para a Unidade de Saúde de referência.