O delegado chefe da Polícia Federal de Uberlândia, Eder Magalhães, esteve em Patos de Minas nessa quinta-feira (14) para tratar da possibilidade de instalação de um posto da corporação na cidade. Ele se reuniu com o prefeito Luiz Eduardo Falcão e com o vereador José Eustáquio na sede da Prefeitura.

Patos de Minas já conta com a Justiça Federal, com o Ministério Público Federal e com a Polícia Rodoviária Federal, mas ainda depende de Uberlândia quando necessita do trabalho da Polícia Federal. A instalação de uma Delegacia da PF na cidade é uma reivindicação antiga das autoridades e também da população, mas que nunca foi viabilizada.

São considerados crimes federais e, por tanto, devem ser investigados pela Polícia Federal, o contrabando, tráfico de drogas, armamentos, medicamentos, substâncias nocivas, o de moeda falsa, o de estelionato previdenciário, os de associação e organização criminosas, os de corrupção e de lavagem de dinheiro, bem como os crimes contra a ordem tributária e o sistema financeiro.

A instalação de uma unidade da Polícia Federal em Patos de Minas seria um reforço importante para o sistema de segurança na região. Segundo o vereador José Eustáquio, essas tratativas vêm ocorrendo desde 2021 e com a mudança do Governo Federal as conversas avançaram. O vereador disse que está otimista com a possibilidade da vinda da Polícia Federal para Patos de Minas, que seria um avanço importante para a região.

O prefeito Luís Eduardo Falcão destacou as exigências que foram feitas pela Polícia Federal, como a disponibilidade de local, e informou que vai fazer todo o esforço para viabilizar a instalação do posto da PF na cidade.