Decreto publicado pelo prefeito Luís Eduardo Falcão limita o horário de funcionamento dos cemitérios de Patos de Minas. O documento estabelece que os sepultamentos só poderão ser feitos no horário de 6h da manhã até as 18h. A medida causa preocupação em diretores de hospitais, que não têm onde armazenas corpos de vítimas da Covid-19.

No ano passado,  atendendo a um pedido de diretores de hospitais, o então prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves publicou decreto autorizando a realização de sepultamentos em qualquer hora do dia ou da dia. Nos últimos meses, vários enterros foram realizados durante a noite e de madrugada, para evitar a permanência das vítimas da Covid-19 nos hospitais e amenizar o risco de proliferação do novo Coronavírus.

O prefeito Luís Eduardo Falcão, no entanto, decidiu revogar a medida. Segundo o novo Decreto, publicado na última sexta-feira (12), que limita o horário de sepultamentos nos cemitérios de Patos de Minas, a mudança leva em conta os problemas operacionais que vem ocorrendo com a realização dos sepultamentos 24 horas e também a dignidade dos profissionais e demais pessoas envolvidas nos sepultamentos.

Por outro lado, a medida causa preocupação entre profissionais de saúde. Se houver algum óbito em decorrência da Covid-19 durante a noite, a família terá que agendar o sepultamento para o dia seguinte. Enquanto isso, o corpo terá que permanecer no hospital, uma vez que não há outro lugar para abrigar vítimas da Covid-19.