Alvo de polêmica, a Casinha do Papai Noel pode ficar fora da decoração de natal deste ano em Patos de Minas. A construção de madeira foi removida da praça da avenida Getúlio Vargas por determinação do Ministério Público. As peças de madeira foram levadas para o Parque Municipal do Mocambo e não têm previsão de montagem.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, que responde também pela pasta da cultura, disse que aguarda uma sinalização da Câmara de Dirigentes Lojistas para que a Casinha do Papai Noel seja novamente montada. Diretores da CDL informaram que não pretendem interferir na decoração natalina da cidade.

A princípio, a Casinha do Papai Noel seria montada no Parque Municipal do Mocambo com uma nova utilidade. O imóvel abrigaria a sede do Conselho Integrado de Meio Ambiente e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. A decisão foi tomada durante reunião do Codema, mas a ideia não saiu do papel.

Com a proximidade das festas de fim de ano, o assunto retorna à pauta de discussão. Vale ressaltar que a decisão do Ministério Público não impede a montagem da Casinha do Papai Noel na avenida Getúlio Vargas durante as festas natalinas. O órgão não concorda apenas que ela permaneça o ano inteiro no local servindo de abrigo para marginais e descaracterizando a praça que é tombada pelo patrimônio histórico.